Aglomerando - Agregador de conteúdo

Especial - Halloween: Tempos Modernos (Parte II)

O Halloween é uma festa totalmente tradicional no mundo, em alguns países mais que em outros, mas ainda assim uma noite muito esperado pela população. Porém, com o passar do tempo, as pessoas foram esquecendo os verdadeiros motivos para a celebração da data. Halloween ainda faz alusão aos mortos, mas atualmente de uma forma bem distinta e com muitas mudanças desde sua origem. As principais aquisições do festejo são as bruxas e a abóbora (Jack o'lantern). Mas não são os únicos. Com o surgimento das fantasias de Halloween, veio também a tradição de sair as ruas, de porta em porta, pedindo doces (gostosuras ou travessuras). (Halloween - A Origem, clique aqui)

A tradição das fantasias teria nascido na França, entre os séculos XIV e XV, quando o país enfrentava uma onde de peste bubônica e a Peste Negra, que dizimou uma boa parte da população do lugar. O número de missas em homenagem aos mortos crescia muito e algumas representações teatrais foram criadas para representar a mortalidade, algumas delas ficaram conhecidas como danças da morte ou danças macabras. Alguns fiéis religiosos, às vésperas de finados, costumavam adornar suas paredes com imagens do diabo puxando uma fila de pessoas para seu encontro. Também eram criadas apresentações de pessoas disfarçadas de famosos e até a própria morte, a qual todos  chegariam.


Já a tradição de sair as ruas pedindo doces teria surgido na Inglaterra, no período de perseguição protestante contra os católicos, entre 1500 e 1700. Nesse período, os católicos eram proibidos de exercer seus direitos legais e não podiam exercer cargos públicos. Celebrar uma missa era plausível de multa e até mesmo a prisão. O plano conhecido como "conspiração da pólvora" tinha como objetivo explodir o parlamento, mas em 1605, um descuido colocou todo o plano a perder. A partir de então, os protestantes passaram a usar máscaras e fantasias para ir até as casas dos católicos para exigir-lhes cerveja e pastéis: gostosuras ou travessuras.

Jack O'Lantern - É uma abóbora enfeitada com uma caricatura com olhos e boca e iluminada. O surgimento deste símbolo do Halloween foi graças a um mito Irlandês. Conta a lenda que um homem, apelidado de Jack Miserável, convidou o diabo para tomar um drinque. Fazendo jus a seu nome, Jack Miserável não queria pagar sua bebida e convenceu o tinhoso de transformar-se em uma moeda. Depois que o diabo fez isso, Jack pegou o dinheiro e guardou em seu bolso ao lado de uma cruz, motivo que impediu que o diabo voltasse a sua forma original. Jack, então, fez um acordo com o diabo para solta-lo e por 10 anos ficaria livre do diabo e sua alma, coso ele morresse, não iria parar no inferno.  Algum tempo depois, Jack morreu. No céu ele não foi aceito. No inferno também não por causa da promessa do diabo. Então o diabo enviou Jack de volta a terra, em noites escuras com apenas uma pedra de carvão. Jack colocou o carvão dentro de um nabo esculpido e foi assim que surgiu a lenda das abóboras.

Bruxas - No imaginário popular, a bruxa é descrita como uma velha, de nariz pontudo, verruga na ponta do queiro e nariz, costas arqueadas, chapéu preto pontudo e um vestido comprido (geralmente preto) e uma vassoura voadora. Uma manipuladora de magia negra e portadora de uma risada macabra. A lenda também diz que as bruxas foram caçadas na idade média e queimadas em fogueiras, para que não pudessem mais fazer mal a ninguém. As bruxas são o maior símbolo do Halloween. De acordo com a a lenda, as bruxas reúnem-se duas vezes ao ano (30 de abril e 31 de outubro), chegando em suas vassouras voadoras, para participar de uma festa oferecida pelo próprio diabo. Nessas festas elas jogavam feitiços e maldições nas pessoas, as transformavam em várias coisas causando uns enorme transtorno. Também diz a lenda que para encontrar uma bruxa era necessário, à meia noite, sair as ruas com a roupa do avesso e andar de costas.

2 comentários: