Aglomerando - Agregador de conteúdo

Hotel del Salto




Localizado no alto de um penhasco, constantemente coberto por uma névoa e abandonado há mais de duas décadas o Hotel del Salto  é um casarão de 1928 que mais parece uma mansão mal-assombrada. O hotel fica ao lado da cachoeira Salto del Tequendama, na cidade de Soacha, próximo a Bogotá, Colômbia.


A única forma de chegar ao luxuoso hotel era de trem, que partia de Bogotá. Quando foi construído, em 1923, a fachada do hotel recebeu características francesas que impressionavam a elite da época. Alguns anos depois, a mansão foi reformada e passou a ter 18 andares. O hotel recebia turistas que procuravam o sossego do lugar e queriam estar próximos a natureza.





A capital colombiana crescia em ritmo acelerado e a construção de uma hidroelétrica nas proximidades e a poluição do rio, fizeram com que os turistas a perder o interesse pelo local. Afinal, as pessoas procuravam o hotel devido a cachoeira que ficava em frente a ele. Foi assim que ele acabou sendo obrigado a fechar as portas.

Seu aspecto abandonado e os inúmeros casos de suicídio teriam reforçado as lendas de que o local seria abandonado. Depois de 26 anos de abandono e uma reforma, o local foi aberto novamente (em 2013), mas agora como museu sediado por uma fundação e uma universidade.


A cachoeira Salto del Tequendama é uma imponente queda de 157 metros de altura, que percorre vários quilômetros até chegar ao vale, onde deságua de forma majestosa. O local da queda é um imenso penhasco rochoso, em forma circular.