Aglomerando - Agregador de conteúdo

Jesse James - Cowboy Fora da Lei


Jesse Woodson James (nascido em 5 de setembro de 1847, nos EUA) foi um fora-da-lei do Velho Oeste famoso por seus roubos e saques. Mas nem sempre Jesse James foi um fora-da-lei. Ele e seu irmão Frank eram agricultores. Jesse James é considerado, por vários historiadores, um dos melhores cowboy's a usar uma arma. Ao longo de sua carreira criminal ele teria matado cerca de vinte pessoas, sendo a primeira aos 14 anos.


O pai de Jesse James também era agricultor e após casar-se para o estado de Missuri, onde nasceu Jesse James. O pai morreu quando Jesse James tinha apenas 3 anos de idade e sua mãe casou-se outras duas vezes, criando uma família grande.  A guerra civil americana estava chegando forte no Missuri e mudaria completamente a vida do jovem rapaz.


Os separatistas conhecidos como "Bushwachers" entraram em confronto com a milícia da União, sendo que ambos os lados cometeram grandes atrocidades. Os guerrilheiros assassinaram civis, executaram prisioneiros e escalpelaram os mortos. Frank James, irmão de Jesse James, uniu-se a companhia local para fazer o recrutamento para os separatistas, e depois de uma batalha ele retorna a casa. Nesse momento, a fazenda da família é invadida pela milícia da União, a procura do clã de Frank.




O fim da guerra fez com que a população se dividisse em três facções antagonistas: Anti-escravistas radicais da União, Pró-escravistas da União e Separatistas. E uma lei de libertação dos escravos foi aprovada, gerando conflito entre os três grupos. O comandante de Jesse James mantinha a quadrilha Bushwachers na ativa e na época de paz em que o País estava foi que os Bushwachers roubaram o primeiro banco. Não havia provas que os irmãos James haviam participado desse assalto, mas a essa altura a fama deles já era grande e acabaram sendo acusados de serem os organizadores do assalto. Os sobreviventes do primeiro assalto continuaram com a onda de roubo a banco por mais dois anos.

No último roubo, Jesse James teria matado (sem conformação da participação dele no assalto) um bancário, motivo que levou os nomes de Jesse e Frank James aos jornais pela primeira vez desde seus ingressos nas guerrilhas. Uma recompensa foi oferecida para quem entregasse os irmãos James. Seis meses depois, Edwards, um jornalista, começou a publicar uma série de cartas de Jesse James, onde ele alegava inocência. O que o tornou uma pessoa boa aos olhos de muitas pessoas. O que obrigou o governador a aumentar a recompensa pela captura da dupla.

O ultimo grande assalto foi ao banco do Governador. Foi o assalto que deu fim ao Bushwachers. Com exceção de Jesse e Frank James, todos os outros integrantes da guerrilha foram mortos no assalto. Com a guerrilha quase nula, por causa das prisões, mortes desertores, Jesse James só poderia confiar em duas pessoas: Charley Ford e Robert Ford, que planejou assassinar Jesse James e quando teve a oportunidade, o fez. O s irmãos Ford foram condenados a forca por esse e outros crimes cometidos, mas duas horas antes da execução foram perdoados pelo governador.

A história de Jesse James virou filme e uma música chamada Just Like Jesse James, cantada pela cher. Acompanhe a música e aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário