Aglomerando - Agregador de conteúdo

Humberstone - O Povoado Fantasma Chileno

Na zona norte do Chile, a 48 km de Iquique, capital da Região de Tarapacá, se encontra um antigo e abandonado povoado salitreiro fundado pelos ingleses declarado em 2005 Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Humberstone compartilha esta distinção com as antigas oficinas salitreras de Santa Laura, localizadas na comuna de Pozo Almonte.



Visitar Humberstone é como viajar no tempo, ao percorrer e entrar nas ruas, casas, oficinas e comércios que tiveram seu auge entre 1870 e 1940, mas que estão desolados há meio século. Após sua consideração como monumentos históricos da nação, estas construções foram recentemente renovadas para fomentar o seu potencial turístico.

Os vestígios de Humberstone

Desde que foi nomeado patrimônio, Humberstone, passou da solidão fantasmal da localidade a visitas guiadas pela ex oficina salitrera e as construções mais importantes do lugar. Nos maiores pontos de interesse de Humberston se podem ler placas informativas que contam a historia do lugar e sua antiga riqueza.

O clima desértico complementa o aspecto fantasma das ruas e edifícios, como se o solo e os muros estivessem a ponto de se quebrar pela aridez. Esta fragilidade lhe valeu para sua inclusão, pela UNESCO, na lista de Patrimônios da Humanidade em Perigo.

A antiga casa da administração, o açougue, o hotel, a estrutura da piscina com trampolim de três níveis e o grande teatro que em outra época entreteve a trabalhadores e patrões, são os principais focos turísticos de Humberstone. Junto à praça do centro, há um mercado onde podem se adquirir lembranças deste místico lugar.

02

03

04

05

06

08

09

10

11