Aglomerando - Agregador de conteúdo

Túneis Subterrâneos no México


Guanajuato é a capital do estado de mesmo nome, no México. A cidade é de origem pré-colombiana e as minas de prata e ouro são (ou foram) a principal fonte de economia da região. A cidade é importante ponto turístico devido ao seu rico patrimônio cultural e artístico que compreende monumentos, museus, construções antigas. Porém o que mais chama a atenção são suas ruas subterrâneas. São verdadeiros túneis espalhados pela cidade.






A existência dos túneis facilita muito o tráfico nas ruas superficiais da cidade, principalmente na região central da cidade, onde há mais movimento de carros e pedestres. Os túneis são bem sinalizados, mas para o turista que conhece pouco, ou nada, sobre a cidade, há a possibilidade se se perder pelos labirintos dos túneis.


Esses túneis eram usados, inicialmente, para abrigar as águas do excesso das chuvas. Mas com o tempo, uma nova utilidade mais eficaz foi programada para os túneis: o tráfico de pedestres. Logo vieram o carros. Mesmo com planejamento, a maioria dos túneis é apenas para pedestres. Sua maioria são estreitos demais para passar carros. Enormes escadarias feitas de pedra levam para dentro e para fora dos túneis, todas elas ligando-se a diferentes partes do centros histórico e cultural de Guanajuato.











Deve ser muito estranho anda por esse labirinto de túneis, mas também deve ser muito interessante viver essa experiência. Andar na escuridão iluminada por lâmpadas, um monte de pedras e terra enquanto lá em cima vive uma cidade inteira com prédios históricos exuberantes.

2 comentários:

  1. Que luar show...adorei esses túneis...imagina o ar que deve ter esse lugar...demais...

    ResponderExcluir
  2. eu ia amar visitar essa cidade e esses túneis... deve ser tão incrível a sensação de estar, literalmente, embaixo da terra!

    ResponderExcluir