Aglomerando - Agregador de conteúdo

Oradour-sur-Glane

Oradour-sur-Glane é uma comuna francesa (unidade básica de organização territorial da França) situado na Região Limousin (província francesa). O local ficou conhecido após Oradour-sur-Glane ter sido vítima do maior massacre cometido pelo exército nazista durante a Segunda Guerra Mundial.




O Massacre de O Massacre de Oradour-sur-Glane foi resultado de um ataque da Terceira Companhia do Primeiro Batalhão de Regimento Der Führer contra a população indefesa das aldeiras da região. O massacre gerou 642 assassinatos, o maior massacre de civis cometido na França. A população viu a maior parte de seus edifícios destruídos, deixando a comunidade em ruínas.

 Os depoimentos dos poucos sobreviventes permitiram a reconstrução dos fatos, mas as mortes e desaparecimentos em combate tem gerado diferentes teorias. Oradour-sur-Glane foi o palco de frente das práticas particulares de terror e violência por parte dos nazistas. Ao final da guerra, as ruínas foram mantidas pelo governo como lembrança desse crime e símbolo do sofrimento causado pela ocupação nazista.


Por esta estrada, num dia de verão de 1944, os soldados vieram. Ninguém vive aqui agora. Eles aqui ficaram por algumas horas. Quando eles se foram, a comunidade que existia há mil anos, havia morrido. Esta é Oradour-sur-Glane, na França. No dia em que os soldados vieram, a população foi reunida. Os homens foram levados para garagens e celeiros, as mulheres e crianças foram conduzidas por esta rua e trancadas dentro desta igreja. Aqui, elas escutaram os tiros que matavam seus homens. Então, elas foram mortas também. Algumas semanas depois, muitos daqueles que cometeram essas mortes, foram também mortos, em batalhaNunca reconstruíram Oradour. Suas ruínas são um memorial. Seu martírio se soma a milhares e milhares de outros martírios na Polônia, na Rússia, em Burma, na China, em..... um Mundo em Guerra. (Laurence Olivier, em The World at War)

As ruínas foram conservadas pelo tempo e turistas de todo o mundo visitam Oradour-sur-Glane e sua história do massacre que vitimou tantas pessoas, famílias inteiras. Acompanhe algumas imagens desse lugar incrível.