Aglomerando - Agregador de conteúdo

Escotofobia - Medo de Escuro

Como-Não-Ter-Medo-do-Escuroescotofobia é o medo irracional à escuridão. A Escotofobia, geralmente, é originada de um trauma que ocorreu em algum momento na vida (geralmente na infância) do indivíduo escotofóbico. Nos indivíduos que possuem um certo controle sobre essa fobia, o medo só se manifesta após um certo período de tempo na escuridão, em geral, de 15 a 20 minutos, já os mais sensíveis à essa fobia entram em um surto psicótico no qual começam a ter alucinações (com seres sobrenaturais), também ouvem sons em que consideram estranhos e anormais. A fobia, muitas vezes, pode causar insônia no indivíduo, por causa do seu medo do escuro durante a noite. Ela só se mostra nítida (dependendo do grau de maturidade do indivíduo) entre os 12 a 14 anos, em que a mentalidade da criança estará mais voltada a vida real e não mais aos personagens ficcionais, sendo assim, se a criança ou adolescente ainda mostrar um medo à escuridão, já poderá ser classificada como uma pessoa escotofóbica.



Você tinha medo de escuro quando era criança? E agora, que já é adulto, o pânico continua? Pois, saiba que essa sensação pode te proteger como uma forma de alerta. O medo nos deixa em um estado de consciência mais preparado para receber algo que não estava em nossos planos.


Talvez seja até óbvio, mas não é exatamente da falta de luz que as crianças têm medo em um quarto na hora de dormir, mas sim da possibilidade de algum “bicho-papão” ou monstro subir em sua cama. Pois esta ansiedade acaba atuando como um mecanismo de seleção e limitação contra o comportamento imprudente. Em outras palavras, é uma vantagem evolutiva.


Enquanto o medo do escuro pode se manifestar como uma aguda reação de pânico ou como a insônia, um recente estudo realizado na Universidade de Toronto sugere que ele sirva como uma ansiedade de pressentimento, um alerta.  


Fontes: Mega Curioso e Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário