Aglomerando - Agregador de conteúdo

Batalha de Gettysburg

A Batalha de Gettysburg (1 - 3 de julho de 1863), ocorrida nos arredores e dentro da cidade de Gettysburg, Pensilvânia, foi a batalha com o maior número das vítimas na Guerra Civil dos EUA e ponto culminante da segunda invasão do norte pelo exército confederado do general Robert E. Lee. A vitória das forças federais é frequentemente citada, junto com a queda da Vicksburg, como o ponto de inflexão da guerra, a partir do qual a iniciativa passaria em definitivo para as mãos da União. Entretanto, a importância estratégica da batalha continua sendo um assunto de controvérsia.



Até o verão de 1863, a Confederação colecionou vitórias no teatro de operações leste da Guerra Civil dos EUA. Após o último sucesso em Chancellorsville em maio de 1863, Lee conduziu o seu Exército da Virgínia do Norte pelo Vale do Shenandoah, esperando chegar até Harrisburg ou mesmo Filadélfia. Com isso buscava desmoralizar o oponente a ponto de forçar negociações de paz em termos favoráveis à Confederação.

Uma brilhante vitória em solo inimigo aumentaria ainda a chance de conseguir apoio e potências internacionais, alguma das quais já incomodadas com as ambições continentais dos EUA. Adicionalmente, Lee deslocaria as suas tropas das regiões da Virginia devastadas pela guerra, que pouco podiam oferecer para subsistência dos seus soldados, para ricas regiões além do Potomac.

Sob pressão de presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln, o Maj. Gal. Joseph "Fighting Joe" Hooker moveu o Exército do Potomac em perseguição ao Lee, mas foi substituído no comando pelo Maj. Gal. George Gordon Meade, apenas três dias antes da batalha. Meade assumiu o comando em plena situação de crise, com exército abalado pelas sucessivas derrotas, e sem tempo para uma preparação adequada.

ORDEM DA BATALHA – UNIÃO

Pelo Exército do Potomac, tomaram parte na batalha sete corpos de infantaria:
Primeiro Corpo de Exército, sob Maj. Gal. John F. Reynolds (morto)
Segundo Corpo de Exército, sob Maj. Gal. Winfield S. Hancock (gravemente ferido)
Terceiro Corpo de Exército, sob Maj. Gal. Daniel E. Sickles (gravemente ferido)
Quinto Corpo de Exército, sob Maj. Gal. George Sykes
Sexto Corpo de Exército, sob Maj. Gal. John Sedgwick
Décimo Primeiro Corpo de Exército, sob Maj. Gal. Oliver O. Howard
Décimo Segundo Corpo de Exército, sob Maj. Gal. Henry W. Slocum
Desde as reformas promovidas por Joseph Hooker, a cavalaria da União passaria a emular a organização eficiente da sua contraparte confederada, concentrando as brigadas até então distribuídas pelos corpos de infantaria num único corpo de cavalaria, sob um único comando:
Corpo de Cavalaria, sob Maj. Gal. Alfred Pleasonton
Gal. Brig. Henry J. Hunt, comandante da artilharia do Exército do Potomac traria ao campo de batalha a sua própria inovação. Além das baterias distribuídas para cada um dos corpos de infantaria e cavalaria, Hunt manteria uma grande reserva de artilharia, que poderia direcionar com liberdade aos pontos em que o seu apoio fosse mais necessário:
Reserva de Artlharia, sob Gal. Brig. Robert O. Tyler

ORDEM DA BATALHA – CONFEDERAÇÃO

Após a morte do Ten. Gal. Thomas “Stonewall” Jackson, Gal. Lee optou por dividir o Segundo Corpo do Exército do Norte da Virgínia em dois. Assim, a sua infantaria passaria a ter três corpos:
Primeiro Corpo de Exército, continuando sob Maj. Gal. James Longstreet
Segundo Corpo de Exército, agora sob Ten. Gal. Richard S. Ewell
Terceiro Corpo do Exército, sob Ten. Gal. Ambrose Powell Hill
A cavalaria continuaria sob um único comando central:
Divisão de Cavalaria de Stuart, sob Maj. Gal. James E. B. Stuart
Mas o mesmo não ocorria com a artilharia, dividida em brigadas alocadas cada uma a uma divisão de infantaria ou a cavalaria. Esse sistema mostrou se de difícil coordenação.

PRIMEIRO DIA DE BATALHA

Na manhã de 1 de Julho de 1863, nenhum dos dois comandantes julgava-se preparado para aceitar engajamento. A maior parte das forças de ambos os lados ainda marchava na direção de Gettysburg, um importante entroncamento viário. Para Lee, a situação era agravada pela falta de contato com a cavalaria de J. E. B. Stuart, o seu principal elemento de reconhecimento. Stuart, que chegou ao campo de batalha apenas no decorrer da tarde do segundo dia, acabou severamente criticado por ter partido em uma expedição estratégica, perturbando comunicações e pilhando suprimentos na retaguarda da União, mas deixando o Exército da Virgínia do Norte as cegas. Lee começou o dia com a concentração de forças superior, mas sem saber exatamente o que encontraria do lado oposto.


O confronto começou quando 1a. Divisão de Cavalaria dos EUA detectou as forças de Lee, que estavam em marcha a noroeste de cidade. O comandante da divisão, Gal. John Buford, mesmo sem ordens superiores, ocupou rapidamente as colinas baixas de Herr Ridge, McPherson Ridge e Seminary Ridge. A visão e a iniciativa de Buford mostrar-se-iam mais tarde decisivas para o resultado da batalha. Combatendo desmontados e tirando vantagem da suas carabinas de retrocarga, os cavalarianos da União retiveram a divisão confederada do Gal. Maj. Henry Heth, com três vezes mais homens,4 por duas horas. Esse tempo foi suficiente para permitir que o Meade tomasse posse das elevações dominantes mais ao sul. Pela primeira vez em muito tempo, o exército de Potomac combateria com a vantagem do terreno alto.


A já exausta cavalaria de Buford foi substituída pelos infantes do 1º. Corpo de Exército, sob Gal. John Reynolds. A essa altura, seus 19 mil soldados combatiam 24 mil confederados ao longo de uma frente de 3 milhas. Inicialmente, os federais estancaram o avanço dos rebeldes, mas a um enorme preço. Algumas unidades, como a famosa "Brigada de Ferro" perderam dois terços do seu efetivo. O próprio Reynolds, um dos mais proeminentes comandantes da União, foi morto logo no início do confronto. O comando passou para o Maj. Gal. Abner Doubleday. Com a chegada do Gal. Lee ao campo de batalha, os corpos confederados de A. P. Hill e Richard Ewell foram liberados para entrar no combate. Em franca inferioridade numérica, tropas federais foram desalojadas das colinas e fluíram para a cidade, onde sofreram importantes baixas nas ruas congestionadas por soldados em retirada. Entretanto, uma considerável parte do contingente federal consegui recuar para posições defensivas fortes, onde Meade já estava concentrando o seu Exército.

SEGUNDO DIA DE BATALHA

No primeiro dia, grande parte das tropas dos dois lados ainda estava por tomar a posição no campo de batalha. O amanhecer do dia seguinte, 2 de Julho de 1863, os exércitos estavam já quase completamente dispostos. Os federais ocupavam uma formidável posição em forma de anzol. A linha se estendia de sul a norte sobre a longa elevação conhecida como Cemetery Ridge. A “curva” do anzol era formada pelas elevações Cemetery Hill e Culp's Hill, voltadas para o norte. O formato do perímetro defensivo dava aos unionistas a vantagem das linhas internas. As tropas podiam ser deslocadas rapidamente no interior do anzol, reforçando quaisquer pontos que estivessem sob ameaça. Os confederados ocuparam uma posição paralela, muito mais aberta.

O dia foi de sucesso parcial para as tropas rebeldes (confederados), que desalojaram os federais de algumas posições que estavam a frente da linha defensiva principal de Cemetery Ridge. Wheatfield, Devil's Den, e Peach Orchard foram palcos de combates sangrentos, com algumas posições mudando de mãos por várias vezes. O centro da linha federal viu-se sobre grande ameaça, forçando o seu comandante Gal. Winfield Hancock a medidas desesperadas. Num determinado momento, Hancock ordenou o assalto de 262 homens do regimento 1st Minnesota sobre os 1600 confederados do Gal. Anderson. O regimento cumpriu a missão com sucesso, mas ficou reduzido a apenas 47 homens.

No flanco direito da União, os defensores repeliram os ataques a Cemetery Hill e Culp's Hill, em grande parte devido as boas fortificações improvisadas nessa última elevação pelo general de brigada George Greene.

Ao sul, deu se um dos mais famosos episódios de toda a guerra. Por um grosseiro erro de avaliação do Gal. Sickles, a estratégica colina de Little Round Top havia sido deixada vaga. No extremo sul do perímetro federal, a posição flanqueava toda a linha defensiva sobre Cemetery Ridge. Caindo em mãos confederadas, as defesas da União estariam sob ameaça de colapso. O erro foi detectado apenas a tempo para de deslocar para o local uma única brigada de infantaria federal. Eram quatro regimentos relativamente fracos, reforçados por uma bateria de artilharia e mais um regimento de infantes novaiorquinos. Não houve tempo para qualquer preparação das posições. Essas defesas precárias resistiram a múltiplos assaltos de toda uma divisão confederada, sob John Bell Hood. A maior pressão foi suportada pelo regimento no extremo esquerdo da União, o 20th Maine. Sob perigo de ter seu flanco contornado, o regimento manobrou para recusar o flanco, formando um ângulo na linha defensiva. Sob repetidos ataques de forças vastamente superiores, o regimento solitário acabou por se ver sem munição para continuar o combate. Então, o Cel. Joshua Chamberlain ordenou que o 20th Maine partisse à carga, de baionetas caladas. A última onda de atacantes rebeldes foi forçada à rendição e a posição foi assegurada para União. Cel. Chamberlain foi lançado para a fama, que no pós-guerra lhe renderia diversos mandatos como governador do estado cujas tropas comandou.

TERCEIRO DIA DE BATALHA

O terceiro dia de ocorreram os mais importantes combates de cavalaria. Os confederados sob J.E.B.Stuart tentaram atingir a retaguarda do Exército de Potomac contornando o seu flanco direito, mas foram detidos pela cavalaria federal sob David Gregg e George A. Custer(o mesmo que morreria combatendo índios Lakotas na Batalha de Little Big Horn). No flanco oposto, Gal. Judson Kilpatrick enviou a cavalaria da União numa mal concebida carga contra as posições confederadas, repelida com facilidade pelo corpo de exército de Longstreet.


Mas o dia ficou marcado na história pelo ambicioso assalto confederado, hoje conhecido como “Pickett’s Charge”. Gal. Lee optou por empreender a carga contra o centro das posições federais em Cemetery Ridge, esperando que o Meade tivesse enfraquecido o centro para reforçar as alas que estiveram sob ataque no dia anterior. Mas o movimento foi corretamente antecipado por Meade, que manteve o centro forte.

A execução coube ao experiente Ten. Gal. James Longstreet, braço direito do Lee. Ao receber a missão, Longstreet, segundo suas memórias pós guerra, teria dito ao comandante sulista que, tendo sido militar a vida inteira, sentia-se confiante em dizer que jamais existiu um corpo de 15,000 soldados capazes de executar tal assalto com sucesso. Esses combatentes vieram das divisões de Maj. Gal. Isaac R. Trimble, Brig. Gal. J. Johnston Pettigrew e Maj. Gal. George Pickett. Do outro lado, aguardava o Segundo Corpo do Exército de Potomac, sob Maj. Gal. Winfield S. Hancock.

A carga foi precedida pelo fogo de preparação de mais de 150 peças confederadas, constituindo a maior concentração de fogo de artilharia daquela guerra. O bombardeio foi bastante ineficaz, em parte devido a temporização falha dos projeteis fabricados nos estados do sul. O fogo de contrabateria lançado pelos federais foi muito melhor sucedido. Mesmo os tiros longos, que ultrapassavam as posições da artilharia rebelde, causavam sérias baixas castigando a infantaria que estava aguardando a ordem para assalto na mata logo atrás. Henry J. Hunt, o comandante da artilharia da União, reteve deliberadamente a cadência de tiro da usual uma salva a cada três minutos para 12 salvas por hora, privilegiando precisão e poupando a munição para o momento em que ao confederados estariam mais vulneráveis .


Num determinado momento, Hunt ordenou cessar fogo. Confederados concluíram que as baterias federais havia sido postas fora de combate. Desejando poupar a escassa munição para suportar o assalto, os rebeldes também suspenderam as salvas. Nesse momento 12.500 homens, marchando ombro a ombro, deixaram a mata para atravessar os longos 1200m até as linhas inimigas, completamente expostos aos tiros das linhas da União. No caminho, encontraram uma cerca que contribuiu para retê-los por mais tempo sob a mira. Já próximas ao alvo, as tropas confederadas receberam violento fogo enfiado das baterias habilmente dispostas por Hunt. Num único ponto, os rebeldes atingiram a linha federal, mas os reforços estancaram a penetração rapidamente e os atacantes foram repelidos. Mais da metade dos homens que começaram a carga não retornou as suas linhas. Lee, reconhecendo a derrota, ordenou a retirada.

Meade obteve uma grande vitória, mas aos olhos de Lincoln falhou em não manter uma perseguição vigorosa aos rebeldes em retirada. Por esse motivo, embora mantido no cargo, foi colocado sob comando de Ulysses Grant, um ousado general transferido da frente ocidental.

BAIXAS

As baixas dos exércitos de Potomac e da Virgínia do Norte somaram algo entre 46 mil e 51 mil homens. União reportou ter perdido 23.055 soldados (3.155 mortos, 14.531 feridos e 5.369 capturados ou desaparecidos). Os números do lado confederado são mais difíceis de estimar. Fala se em até 28 mil baixas. O respeitado livro de Busey e Martin Regimental Strengths and Losses reporta 23.231 baixas (4.708 mortos, 12.693 feridos, 5.830 capturados ou desaparecidos).


Aproximadamente oito mil corpos humanos tinham que ser rapidamente enterrados. Perto de três mil carcaças de cavalo foram queimadas. Sob o sol escaldante de verão, a população local sofreu com doenças por vários meses após a batalha.

CONSEQUÊNCIAS

As consequências mais evidentes da vitória da união, além da interrupção do progresso dos confederados rumo ao norte, aconteceram no âmbito moral. Quebrou-se o mito de invencibilidade do Gal. Lee, o que devolveu entusiasmo à causa Yankee, ao mesmo tempo que introduziu o germe de dúvida na cabeça dos combatentes sulistas.

As esperanças dos políticos confederados de conseguir suporte internacional murcharam.

No plano econômico, os bônus de guerra emitidos pelos Estados Confederados da América sofreram uma severa desvalorização, agravando as dificuldades econômicas já existentes em função do bloqueio naval.


Entretanto, vários historiadores argumentam que outros fatores foram mais importantes para definir o resultado da guerra. A queda de Vicksburg dividiu a Confederação em dois, e abriu caminho para a famosa Marcha ao Mar de Sherman. Igualmente significativo foi Ulysses Grant ter sido alçado ao comando no teatro de operações leste. Contrário aos seus antecessores, Grant manteve pressão ininterrupta sobre Lee, ao custo de assustadoras baixas dos dois lados. Mas as baixas confederadas, contrário as da União, não podiam ser repostas com facilidade. Numa guerra de atrito, a vitória acabaria nas mãos da União.

Veja o documentário abaixo, feito pelo History, sobre a batalha de Gettysburb.



Fonte: Wikipédia,