Aglomerando - Agregador de conteúdo

Museu de Múmias de Guanajuato

Ruas estreitas, arquitetura antiga, túneis, sobrados coloridos, igrejas e cafés fazem da atmosfera de Guanajuato uma cidade encantadora e misteriosa. É nesse cenário que encontramos um museu bem interessante: o Museu das Múmias. As pessoas foram vítimas da cólera, que matou muitas pessoas em 1833. As vítimas foram enterradas às pressas, o que causou grande euforia na pequena Guanajuato e casou a morte de pessoas que foram enterradas vivas!



Com quase 150 anos de história, as Múmias de Guanajuato se tornaram parte da cultura mexicana e de suas tradições. Anualmente o museu recebe em torno de 100 mil visitantes e a sua popularidade se deve a obsessão dos mexicanos pela morte. Em suas salas estão expostos mais de cem corpos desenterrados do Panteón Municipal de Santa Paula. Esses corpos foram encontramos casualmente em ótimo estado de decomposição e foram mumificados de forma natural, pois não passaram por nenhum processo de conservação ou embalsamento. Seu estado de mumificação é o que gera um mistério sobre as causas que levaram à sua preservação.

Mumificação natural é o processo pelo qual os corpos são naturalmente preservados. Existem muitos ambientes diferentes, onde a mumificação natural ocorre, extremamente frio, muito seco e pântanos são os lugares em que os organismos que, em vez de apodrecer, mumificam-se por milhares de anos. No caso das múmias de Guanajuato, elas só tiveram de esperar algumas centenas de anos, e não foram somente descobertas como despejadas.
Em muitos cemitérios públicos o governo exige um pagamento para manter o corpo sepultado. Dessa forma, em 1865 o primeiro corpo exumado e encontrado em estado de mumificação foi o do médico francês Dr. Remigio Leroy, esse é o corpo mais antigo da coleção do Museu das Múmias de Guanajuato. Conforme os anos foram passando, outros corpos foram descobertos nas mesmas condições e com as mesmas características de acordo com o solo em que estavam enterrados. Inicialmente, as visitas as catacumbas do Panteón de Santa Paula, para observar os corpos mumificados, eram realizadas de maneira informal e clandestina, devido ao grande número de turistas atraídos pelo misticismo e pela curiosidade.

Na coleção de múmias encontramos corpos de crianças, bebês que mais parecem bonecos, mulheres e homens. Dentre eles, um feto considerado a menor múmia encontrada até os dias de hoje e um corpo que pela posição e expressão, indica que foi enterrado vivo. Alguns ainda vestem as mesmas roupas e sapatos com que foram sepultados. Enquanto algumas expressões são de tranquilidade, outras são de sofrimento e causam espanto. Imagens macabras em que o estado da pele que parece de papelão, dos dentes, das unhas e dos pelos que continuam a crescer.