Aglomerando - Agregador de conteúdo

Albert DeSalvo - O Estrangulador de Boston

00Albert Henry DeSalvo (3 de novembro de 1931 - 25 de novembro de 1973) foi um assassino em série que atuou em Boston, nos Estados Unidos, no começo dos anos 1960, conhecido também como o "Estrangulador de Boston", tendo sido responsável pelo assassinato de treze mulheres, era um especialista em armadilhas para animais. Sua confissão foi contestada e até hoje há dúvidas se realmente ele era o assassino em série.


 INFÂNCIA E JUVENTUDE


Albert e seus cinco irmãos foram criados em uma casa excepcionalmente violenta. O pai de Albert era alcoólatra e batia na mulher. Albert em um de seus depoimentos disse que o pai havia quebrados todos os seus dedos, na frente de sua mãe. Seu pai abandonou sua mãe mais tarde, e a mesma se casaria novamente.



Albert DeSalvo começou a torturar animais quando criança e começou a furtar no início da adolescência.


Quando jovem, ele foi vendido como escravo com sua irmã a um agricultor em Maine por cerca de nove dólares. As crianças fugiram e voltaram para casa, onde Frank DeSalvo começou a ensinar e incentivar Albert a roubar. Em novembro de 1943, com 12 anos, DeSalvo foi preso pela primeira vez por roubo. Em dezembro do mesmo ano ele foi enviado para a Lyman School para meninos. Em outubro de 1944, Ele estava em liberdade condicional e começou a trabalhar como entregador.


Albert cresceu como um delinquente sexualmente perturbado, culpado de uma infinidade de pequenos crimes. Ele passou oito anos no exército, servindo na Alemanha, onde conheceu sua esposa, Irmgard Beck. Irmgard e Albert tiveram dois filhos, ele era conhecido como um bom pai de família, bem como um trabalhador dedicado. Logo após a dispensa honrosa do serviço militar, Albert voltou para a América.


 OS CRIMES


Entre 14 de junho de 1962 e 4 de janeiro de 1964, 13 mulheres solteiras entre 19 e 85 anos foram assassinadas na região de Boston. Foram chamadas de vítimas do "Estrangulador de Boston". A maioria das mulheres foram abusadas sexualmente em seus apartamentos, e depois estranguladas com artigos de vestuário. A mais velha morreu vítima de um ataque cardíaco. Outras duas foram esfaqueadas até a morte, uma das quais também foi espancada. Sem qualquer sinal de entrada forçada em suas casas, as mulheres provavelmente conheciam seu assassino, ou seja, elas permitiram que ele entrasse em suas casas.



03-1
Vítimas: (Da esquerda superior para a direita inferior): Rachel Lázaro, Helen E. Blake, Ida Irga, a Sra.J. Delaney, Patricia Bissette,


[caption id="attachment_2241" align="aligncenter" width="478"]03-2 Vítimas: (Da esquerda superior para a direita inferior): Rachel Lázaro, Helen E. Blake, Ida Irga, a Sra.J. Delaney, Patricia Bissette,[/caption]

A polícia não estava convencida de que todos esses crimes eram obra de um único indivíduo, especialmente por causa da grande diferença de idade das vítimas; no entanto grande parte do público acreditava que os crimes tivessem sido cometidos por uma só pessoa.


Em 27 de outubro de 1964, um desconhecido entrou na casa de uma mulher jovem posando como um detetive. Ele amarrou a vítima em sua cama, começou a agressão sexual, e de repente a deixou, dizendo: "Sinto muito", enquanto saia. A descrição da mulher levou a polícia a identificar o agressor como Albert DeSalvo e quando sua foto foi publicada, muitas mulheres o identificaram como sendo o homem que as havia agredido. 


01


Anteriormente, em 27 de outubro, Albert DeSalvo tinha se passado por um motorista com problemas com o carro e tentado entrar numa casa em Bridgewater, Massachusetts. O proprietário, o futuro chefe de polícia Richard Sproles Brockton, viu e eventualmente, disparou tiros de espingarda em direção a Albert DeSalvo.


Albert DeSalvo não foi inicialmente suspeito de estar envolvido com os assassinato. Somente depois de ter sido acusado de estupro que ele deu uma confissão detalhada de suas atividades como o "Estrangulador de Boston" sob hipnose induzida por William Joseph Bryan. Inicialmente, ele confessou ao companheiro preso Jorge Nassar. Ele então comunicou ao seu advogado Lee Bailey. Embora houvesse algumas inconsistências, Albert DeSalvo foi capaz de citar detalhes que não foram divulgados para o público. No entanto, não havia nenhuma evidência física para fundamentar a sua confissão. Como tal, ele foi julgado pelos crimes de roubo independentes e delitos sexuais anteriores. Bailey levantou a confissão dos assassinatos como parte da história do seu cliente durante o julgamento, a fim de auxiliar na obtenção de um veredito de "inocente por razões de insanidade" para os delitos sexuais, mas foi considerado como inadmissível pelo juiz. 


PRISÃO E JULGAMENTO


Em 3 de maio de 1961, Alberto foi condenado a dois anos por assalto e arrombamento e invasão. Sua pena foi reduzida e ele foi libertado da prisão em abril de 1962.


02


Albert DeSalvo foi condenado à prisão perpétua em 1967. Em Fevereiro daquele ano, fugiu com dois companheiros do Bridgewater State Hospital, desencadeando uma caçada em larga escala. Um bilhete foi encontrado sob seu beliche dirigida do superintendente, onde avisava que havia fugido para chamar a atenção, sobre as condições do hospital e de sua situação como preso.


O dia após a fuga, ele foi capturado em Lynn nas proximidades, Massachusetts. Após a fuga, ele foi transferido para uma prisão de segurança máxima conhecida na época como Walpole, onde seria assassinado seis anos mais tarde na enfermaria. No entanto seu assassino ou assassinos nunca foram identificados.


Em 2001, a última vítima de DeSalvo foi exumada para coletar amostras de DNA, utilizando as técnicas de identificação que estavam surgindo por este novo método de análise. No entanto foram encontradas amostras de DNA de dois indivíduos diferentes sob as unhas e roupas íntimas da vítima, porém nenhuma delas conferia com as amostra de Albert DeSalvo.


Albert DeSalvo nunca foi acusado formalmente de ser o responsável pelos crimes do "Estrangulador de Boston", nem julgado, ou mesmo condenado por eles. Um dos motivos era o "modus operandi", que não seguia uma regra, pois entre suas vítimas havia mulheres de idades e grupos étnicos diferentes, o que levava a crer que havia mais de um criminoso envolvido.


Na verdade a investigação nunca foi encerrada, e encontra-se aberta até hoje. Conhecido como 'O Estrangulador de Boston', seu caso foi levado ao cinema no filme do mesmo nome, em que seu papel foi vivido pelo ator Tony Curtis.


Em julho de 2013, testes de DNA confirmaram a culpabilidade do 'Estrangulador de Boston'.



04
Poster do filme baseado em Albert DeSalvo

DeSalvo foi o tema do filme de Hollywood O Estrangulador de Boston, 1968, estrelado por Tony Curtis como DeSalvo, e Henry Fonda e George Kennedy como os detectives de homicídios que o prenderam. O filme foi altamente ficcional: É passado que DeSalvo era culpado, (não que ele nao possa ser) e o retratou como sofrendo de distúrbio de personalidade múltipla a cometer os assassinatos, enquanto em um estado psicótico. DeSalvo nunca foi diagnosticado com, ou mesmo suspeita de ter, o transtorno. 


Acompanhe agora um documentário completo sobre esse assassino que foi temido por sua violência e deixou toda uma cidade com medo.


http://www.youtube.com/watch?v=SMLNo7U0wmw

2 comentários: