Aglomerando - Agregador de conteúdo

Encontrado Destroços do Navio Santa Maria


Foram encontrados no mar caribenho, mais de cinco séculos depois, destroços que seriam do navio Santa Maria, usado por Cristóvão Colombo para chegar à América, em 1492.


A descoberta pode ser uma das mais importantes em termos de arqueologia subaquática da história.


As pesquisas estão sendo feitas por arqueólogos americanos no Haiti, liderados por Barry Clifford. Ele afirmou, ao jornal inglês The Telegraph, que é possível dizer "quase com certeza" que se trata do Santa Maria.



“Todas as evidências geográficas, a topografia do fundo do mar e as evidências arqueológicas sugerem que se trata do famoso navio de Colombo - declarou Clifford ao jornal.”


Os restos haviam sido descobertos em 2003, quando os pesquisadores realizaram uma série de fotografias, mas não chegaram a nenhuma conclusão que ligasse com a sua origem. Estas informações junto com dados do diário de Colombo ajudaram a identificar com maior precisão a região possível do naufrágio. O navegador relacionava o local onde o navio afundou com um forte da região.


Colombo viajava no navio Santa Maria juntamente com mais dois navios - Pinta e Niña -, na expedição que procurava a rota de comércio curta para a Índia, mas terminou por encontrar a América em 1492.


Entre os materiais encontrados que levaram os pesquisadores a acreditar tratar-se de uma das naus mais importantes da história estavam as armas que coincidem com as descrições da época. A localização também condiz com a explicação do naufrágio presente no diário do navegador — que faz uma relação com o forte construído por ele e seus homens. Foram encontradas, no local, pilhas de lastro que condizem com as que eram usadas na época para dar estabilidade às embarcações.

 

Fonte: Zero Hora

2 comentários:

  1. Pensa...localizaram essa embarcação, mas não encontram o tal avião da malásia...

    ResponderExcluir
  2. Pois é... coisas que acontecem nesse mundo maluco!!

    ResponderExcluir