Aglomerando - Agregador de conteúdo

Descoberta: Nova Espécie de Dinossauro

Répteis voadores surpreendentemente parecidos com as criaturas do filme Avatar, um dinossauro metade pato, metade crocodilo, e dois titanossauros enormes foram encontrados recentemente em diferentes pontos do planeta. Em poucas semanas, todas essas descobertas extraordinárias aprofundaram o conhecimento da ciência sobre os antigos habitantes do planeta e deram um novo motivo de felicidade aos amantes dos dinossauros.

Indrako avatar, muito similar aos seres voadores do planeta Pandora, no filme de James Cameron, foi descoberto por cientistas chineses: trata-se de um pterossauro que possuía uma bolsa no pescoço, parecida com a de um pelicano. Ele se alimentava de peixes pequenos em lagos de água doce, voando baixo sobre a água e capturando presas com um rápido movimento.

Dinossauro voador do filme Avatar, parecido ao encontrado.



Quase ao mesmo tempo, no deserto do Saara, em Marrocos, eram descobertos os fósseis do Spinossaurus, um dinossauro ainda maior e mais perigoso que o T. Rex, e o primeiro a habitar tanto a terra quanto a água. Ele tinha um focinho parecido com o de um crocodilo, patas em forma de remo, pescoço e troncos largos, quadris estreitos e pernas curtas. Por isso, foi descrito pelos cientistas como “uma quimera: metade pato, metade crocodilo”.

Enquanto isso, os pesquisadores da Universidade de Ohio descobriram Rukwatitan bisepultus, um titanossauro colossal que habitou, há mais de 100 milhões de anos, a atual Tanzânia. De aparência intimidante, seus membros inferiores chegavam a ter até dois metros, e ele podia ser tão pesado quanto uma família inteira de elefantes. Essa descoberta acabou complementando outra, divulgada poucos dias antes, em uma zona mais longínqua do planeta: a do Dreadnoughtus schrani, “o que nada teme”, um dinossauro herbívoro e imenso da Patagônia, que media 26 metros de comprimento e pesava 59.300 kg – mais que um Boeing 737.

Titanossauro

As últimas descobertas, juntas, ajudam a entender a história evolutiva do titanossauro, que teve inúmeros fósseis encontrados na América do Sul, continente separado da África durante a primeira metade do período cretáceo.

Fonte: History