Aglomerando - Agregador de conteúdo

La Santa Muerte

A La Santa Muerte é uma seita mexicana caracterizada pela veneração do cristianismo e do culto pré-hispânico aos mortos. Segundo pesquisadores, a La Santa Muerte tem origem nos povos indígenas que adoravam um esqueleto, que chamavam de La Santa Muerte, no centro do país. Há testemunhas que afirmam que o culto da seita permaneceu oculto nos últimos dois séculos. Ainda segundo os pesquisadores, esses cultos teriam iniciado em 1795.




Em algumas ocasiões a adoração a figuro do esqueleto foi associada a criminalidade, principalmente ao narcotráfico, pois muitos dos traficantes adoravam a Santa, motivo pelo qual a polícia acompanha de pero os acontecimentos relacionados a Seita Santa Muerte.

Em março de 2012, sete integrantes dos cultos à Santa Muerte, popularmente conhecida como Niña Blanca, foram presos, acusados de sacrificar duas crianças de 10 anos e uma mulher de 44 anos, para receber dinheiro, proteção e saúde. As vítimas eram degoladas, pois segundo os acusados era a preferencia da Santa, e em troca Ela indicaria o lugar onde havia dinheiro para ser roubado, como uma forma de agradecimento ao sacrifício.


A seita em questão era formada por oito membros e era lideradas por Silvia Meraz, de 44 anos. Segundo informações dadas pela polícia, Silvia seria a responsável por convencer os outros sete integrantes que cometer os sacrifícios satânicos trariam benefícios ao grupo.

Ciudad Juarez, Chihuahua - México

2011 - A Santa Muerte ganhou milhares de seguidores em Ciudad Juarez, uma das cidades mais violentas do México. Seu território, localizado ao extremo norte do país na divisa com os Estados Unidos, é disputado entre a seita satânica e os cartéis de drogas. Uma guerra que nunca termina.

Com centenas de devotos, em apenas dois anos, foram abertos três novos templos para venerar a Niña Blanca, um esqueleto vestido com roupas humanas. Um dos fatores que contribuiu para esse desenfreado crescimento ao culto foi o número de policiais que combatem o narcotráfico que, muitas vezes, acabam colocando em risco a vida de muitas pessoas. A sacerdotisa de um dos templos afirmou que qualquer pessoa que vive com esses riscos precisam de mais proteção e usam isso como argumento para a seita e os sacrifícios que eles oferecem a Santa Morte.


Recentemente a polícia federal desmantelou uma casa de segurança utilizada para deter vítimas de sequestro e foram encontrados altares a Niña Blanca. A igreja, por sua vez, não aprova essa adoração a Santa Muerte, o que explica tantos altares domésticos encontrados.

Alguns fatos sobre a Seita Santa Muerte

Apesar de ser datada de 1795, a seita teve seu crescimento estrondoso a partir da grande crise econômica de 1995. A Santa Morte é levada às ruas, em grandes festas religiosas públicas e procissões. Esse culto, inclusive, ultrapassa as fronteiras e é levada para outros países.

Os templos à Santa Muerte costumam ficar aberto 24h por dia, a semana inteira e o dia de maior movimento é, geralmente, aos domingos, quando famílias inteiras munidas de um terço vão até lá para rezar. A fachadas dos prédios dão pretos com letras brancas. Ao entrar no templo, um pátio com uma figura gigante da Santa Muerte, onde os 'fiéis' oferecem desde pão até jóias valiosas. O culto é feito em uma sala interior e enfeitada com velas e figuras de vários tamanhos.

"É uma entidade protetora, benévola, justa e equitativa."