Aglomerando - Agregador de conteúdo

Maçonaria


Fundada em 1717 na Escócia, a Maçonaria nunca escondeu sua existência. A sociedade secreta, também chamada de seita, nasceu para ser exclusivamente filosófica e filantrópica. Logo após ser fundada, a Maçonaria foi transferida para a Inglaterra e começou a ganhar adeptos muito rapidamente. Atualmente estima-se que essa sociedade secreta tenha em tordo dos 5 milhões de membros, que são encorajados a praticar o bem ao próximo e a promover a melhoria espiritual.


O título de "sociedade secreta", porém, veio com o tempo. A Maçonaria passou a criar rituais e a compartilhar conhecimentos apenas com os outros membros da sociedade, o que torna a Maçonaria uma sociedade secreta. Os teóricos da conspiração tem visto a Maçonaria com olhar desconfiado, supostamente eles estariam ligados a práticas ocultistas abomináveis (o que os caracterizam também como seita). A igreja mundial, de todas as religiões, também fizeram críticas pesadas sobre a Maçonaria.


A práticas iniciais da Sociedade Maçônica já não são mais utilizadas, exceto pela iniciação dos novos membros. O novo membro que é integrado à sociedade tem que ser indicado por outro membro e para chegar a ser "Mestre Maçom", os membros tem três estágios diferentes para superar.







A Maçonaria exerceu muita influência pelo mundo. Em suas pequenas lojas, os membros se reuniam para formar opinião, opinião que faria influenciar o mundo. Atualmente a Maçonaria já não tem mais a mesma força de antigamente, mas seus membros continuam se reunindo e traçando conceitos filosóficos novos que, de alguma maneira, ainda influencia algumas culturas.


Os rituais de iniciação de novos membros nunca foi revelado, tampouco o conteúdo de suas reuniões. Sabe-se apenas que essa sociedade guarda alguns segredos bombásticos referentes a algo que existe no mundo. Sabe-se também que eles foram capazes de influenciar o senso comum, usando de um artifício muito popular: a "fofoca". Uma pessoa conta a um amigo que conta para outros dois amigos e assim a opinião ganha força.


A Maçonaria se desenvolveu como fraternidade que tem estrutura de Estado e como tal, possui uma hierarquia. Cada Maçom tem direito de liberdade de pensamento. Cada país é independente para forçar sua sociedade maçônica e decidir os rumos dessa sociedade de acordo com o local onde elas estão. Porém, os rituais e princípios são os mesmos para todos.




As sessões (lê-se reuniões) acontecem em templos cheios de simbologia. Os Maçons acreditam em Deus e isso é uma das bases da sociedade. Os templos não tem janelas e a entrada é voltada para o ocidente, onde a pintura é mais escura. O lado oposto, voltado ao oriente, é claro e é de onde vem os conhecimento para os Maçons.






Membros famosos dos EUA: Benjamin Franklin e Henry Ford. No Brasil: Rui Barbosa, Joaquim Nabuco e Marechal Deodoro da Fonseca.


É certo que a Maçonaria influenciou muita gente e muitas culturas ao longo dos séculos e isso acaba causando conflitos, especialmente com o Vaticano, que é tida como a maior Entidade Religiosa do mundo, que por mais de uma vez disse que  Maçonaria é o oposto do bom, que foi criada pelo próprio Demônio. E você, em que acredita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário