Aglomerando - Agregador de conteúdo

Coober Pedy - A Cidade Subterrânea da Austrália

Aparentemente construir uma cidade ou povoado sob a terra te virando moda! Semana passada falei do povoado Matmata, um povoado da Tunísia. Eis que a Austrália não fica atrás! Um cidade chamada Cooby Pedy foi construída embaixo da terra. O local da cidade é um deserto australiano que, em seu pior momento de verão, faz uma temperatura de 45º.


A cidade foi construída em 1915 quando uma jazida de opala (uma pedra preciosa) foi encontrada no local. No estado australiano mais seco, e considerado uma das regiões mais secas do Mundo, a alternativa para suportar as condições climáticas e territoriais foi construir a cidade embaixo da terra.


Inicialmente os mineiros cavavam na terra para ter um local mais fresco e confortável para descansar. Com o tempo, construções foram sendo criadas formando assim uma cidade que abriga cerca de duas a três mil pessoas. A cidade conta com uma igreja, lojas, correio, bares e restaurantes e recebe visitantes curiosos em busca de turismo incomum.


O primeiro hotel de Coober Pedy veio apenas em 1981 quando Umberto Coro percebeu que o local poderia se tornar um refúgio para turistas que buscavam um local de descanso ou mesmo para fugir das rotineiras viagens para grandes centros repletos de poluição e outras coisas. Dormir embaixo da terra estando vivo é o que mais atrai esses visitantes que vem de todas as partes do Mundo.


As salas, corredores são amplos, escuros e frios. As peças são construídas de forma a refletirem o vermelho da terra e das rochas. Os móveis são igualmente esculpidos com precisão e sabedoria e impressionam os visitantes. Enquanto isso, na parte superior da cidade, tudo o que pode-se ver são chaminés que brotam do chão.


O nome Coober Pedy é baseado na frase aborígene "Kupa Piti" que significa "buraco do homem branco na Terra". A cidade é famosa por seu estilo rústico e quase primitivo e especialmente por ser o local que mais fornece opala ao mundo.









 Uma das entradas da cidade



 Entrada principal da cidade



















Com certeza é um bom lugar pra se viver!


Fonte: Mundo Gump