A Síndrome de Proteus é uma doença congênita que causa o crescimento exagerado de patológico da pele com tumores subcutâneos; É uma doença extremamente tara e se estima cerca de 200 casos pelo mundo. Por causa da raridade da doença, não há muito estudo sobre ela e poucos casos são resolvidos. A doença foi reconhecida pela primeira vez em 1979 e é caracterizada pelo gigantismo parcial das mãos e pés, tumores subcutâneos (logo abaixo da pele), macrocefalia (crescimento exagerado da cabela) e outras anomalias cranianas.
Um dos casos mais famosos da Síndrome de Proteus é Joseph Merrick, mais conhecido como "homem elefante. O rapaz tinha um caso grave dessa síndrome, além de ter neurofibromatose. Desde criança Joseph sofria preconceitos: na escola, em casa... de onde foi expulso. Depois de tentar vender livros para sobreviver e sem bons resultados, ele acabou juntando-se ao circo de aberrações. Lá permaneceu até ser "resgatado" por um médico que o escolheu para fazer análises e um tratamento. Faleceu em 1890 por causa do crescimento de seu cérebro.
CHINA - Huang Chuncai é uma das pessoas que sofrem dessa raríssima síndrome. Ele possui tumores extraordinariamente grandes que impedem seu crescimento e fazendo com que seus ossos não se desenvolvam que que sua coluna fique curvada, restringindo sua respiração. Por causa do tamanho dos tumores, ele também tem dificuldade em falar e comer. O homem elefante deixou a escola muito pequeno devido as constantes implicâncias das outras crianças. Há alguns anos, o homem elefante vem sendo submetido a diversas cirurgias para remoção do tumor que é extremamente vascularizado e perigoso de ser removido.
Coitadas das pessoas que são vítimas dessa síndrome...
ResponderExcluirA última foto parece coisa de filme de ficção científica da década de 80...
Pior que parece mesmo. Esse chinês foi a pessoa que apareceu num documentário da Natgeo e eu vi... achei muito interessante e triste também. Essa doença que ele tem e nesse estágio causou muitos problemas de saúde para ele... ano passado ele fez cirurgias para a retirada desse tumor e ajudou bastante...
ResponderExcluir