Aglomerando - Agregador de conteúdo

Cartéis Mexicanos de Narcotráfico

A criminalidade é uma das preocupações mais urgentes no México. Os cartéis de droga mexicanos desempenham um papel importante no fluxo de cocaína, heroína e maconha que transitam ente a América Latina e os Estados Unidos. O tráfico de drogas levou à corrupção, que teve efeito prejudicial sobre a Democracia no México. O tráfico de drogas e o crime organizado tem sido a causa de crimes violentos no México e em especial nos grandes centros urbanos. Os níveis mais elevados de criminalidade estão nas cidades Juarez e Tijuana e nos estados Baixa Califórnia, Durango, Sinaloa, Guerrero, Chihuahua (onde está a Ciudad Juarez),  Michoacán, Tamaulipas e Nuevo León.

O México vive uma intensa guerra contra o narcotráfico. Em 2007, o então presidente Felipe Calderón, prometeu enfrentar os cartéis que, segundo ele, ameaçavam a estabilidade do país. A decisão levou a uma sangrenta batalha, pois os cartéis mais enfraquecidos começaram a lutar com o governo e pior, a lutar entre si. Em 2008, mais de 6 mil pessoas foram mortas em nome do tráfico de drogas. Mas para entender um pouco melhor, é necessário conhecer os principais cartéis de drogas.
 
[Golfo] - O Cartel do Golfo, que comanda o narcotráfico no nordeste do México, é um dos quatro cartéis mais fortes do paí, embora a ofensiva do governo tenha enfraquecido um pouco o cartel. Entre 2005 e 2007 esteve em conflito com o Cartel de Sinaloa pelo domínio da cidade Nuevo Laredo, na divisa com o Texas.
 

[Zetas] - Os Zetas são um grupo paramilitar e , originalmente, criados para trabalhar com o Cartel do Golfo. O grupo é capaz de promover operações complicadas, ricas em detalhes. São os Zetas que fazem o 'trabalho sujo' para os demais cartéis: tráfico de armamento militar, sequestros e assassinatos.

 

 

[Beltrán Levya] - Após de separar do Cartel Sinaloa, em 2008, o cartel comandado por Beltrán Levya tornou-se um dos mais importantes grupos do país. Acredita-se que eles trabalhem em conjunto com outros cartéis contra o Sinaloa.
 
[Sinaloa] - Um dos cartéis mais perigosos e fortemente armados do México. Atua nos estados Baja California, Sinaloa, Durango, Sonora e Chihuahua. O Cartel Sinaloa é considerado o maior distribuidor de drogas do MUNDO, que vão desde a plantação da COCA, no Perú, até as ruas das grandes metrópoles dos EUA.
 
[La Familia] - O Cartel La Familia é um dos pequenos e atua no estado Michoacán. Está em confronto com os Zetas e Beltrán Levya.
 
[Tijuana] - A organização que leva o nome da cidade que faz fronteira com os EUA é uma das mais violentas, mas a prisão dos líderes do Cartel acabou por enfraquecer as bases da organização.
 
[Juarez] - Juarez é uma das cidades mais perigosas e violentas do México. Faz fronteira diretamente com os EUA e está em guerra constante com o Cartel Sinaloa. O grupo Juarez é responsável por 50% do tráfico de drogas com os EUA, podendo ser considerado o mais importante e influente cartel de drogas mexicano.
Mapa dos Cartéis Mexicanos
 
Ciudad Juárez é uma cidade sangrenta por definição. A cidade possui uma disputa acirrada entre o cartel de drogas e o crime organizado. São matanças desenfreadas, movidos sempre por drogas e dinheiro. Os Cartéis tem lutado entre si para conseguir o domínio das rotas do narcotráfico. Ao longo do tempo, além das plantas virem de outros países, os cartéis passaram a fazer suas próprias plantações.
 
Os cartéis mexicanos não se caraterizam mais apenas pelo tráfico de drogas. Mulheres imigrantes tem virado alvo frequente desses grupos. As mulheres são forçadas a prostituição. Mas essa nova área de atuação não envolve apenas mulheres adultas. Crianças também são envoltas nessa rede crescente. As mulheres que sonham em chegar aos Estados Unidos são sequestradas e mantidas reféns, obrigadas a ter relações sexuais com muitos dos membros do cartel, a cozinhar e a faxinar.
 

A Polícia Européia (EuroPol) afirma que o crime organizado mexicano já coordenam a escala global do narcotráfico para a Europa e para os Estados Unidos. Segundo a organização, essas facções criminosas também são responsáveis pelo tráfico de mulheres para países como a Ásia. Também segundo a EuroPol, os cartéis mexicanos são responsáveis pelo tráfico de armas. A Polícia Européia assegurou que conseguiu evitar que o Cartel Sinaloa se estabelecesse na Europa.

 
 
De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), o tráfico de drogas para os Estados Unidos rende anualmente cerca de 34 bilhões e para a Europa 23 bilhões. Motivo pelo qual as guerras entre os cartéis são tão sangrentas. Muito dinheiro envolvido em um conflito que não tem fim. Entre janeiro e maio de 2013, foram encontrados 49 vítimas esquartejadas, sem cabeça, mãos e outros membros.

2013. O ano ficou marcado pela prisão de Miguel Ángel Treviño, líder dos Zetas. Juntamente com o Cartel Juárez, o Cartel Los Zetas estão em plena ascensão no narcotráfico. Os grupos são conflitantes diretos pelas rotas com os EUA. Mas como toda organização bem organizada, o sucessor já tinha nome certo: Omar Ángel Treviño, o irmão do ex-chefe dos Zetas.

Miguel Ángel Treviño
 
Vejamos mais algumas imagens do narcotráfico no México.
 
 
Atenção! 
As imagens abaixo são chocantes. Muito fortes, portanto tenha certeza absoluta que quer ver antes de continuar!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário