Aglomerando - Agregador de conteúdo

A Origem das Bruxas



Uma bruxa é geralmente retratada como uma velha nariguda e encarquilhada, manipuladora de magia negra e dotada de uma gargalhada bizarra. Outra imagem popular é a de uma mulher voando em sua vassoura. Alguns autores, porém, retratam a bruxa como uma mulher sábia, com conhecimentos em natureza e magia.




Algumas bruxas históricas ganharam notoriedade, como é o caso das Bruxas de Salem (quem não lembra das irmãs Sanderson), ou da saga Harry Poter e seus buxos (bons e maus) ou ainda das Brunas de Avalone suas feiticeiras.

 

As bruxas foram implacavelmente caçadas na Idade Média durante a Inquisição. Os inquisidores tinham um método para identificar uma bruxa nos julgamentos do Santo Ofício. Esse método consiste em comparar o peso da suspeita com uma bíblia gigante. Aquelas mulheres que fossem mais leves eram consideradas bruxas, pois acreditavam que as bruxas possuíam uma leveza sobrenatural.



 

Bruxas são associadas a gatos pretos e entre elas, os gatos são tidos como espíritos guardiões da arte das bruxas. Diz-se que em noites de lua cheia, as bruxas pegam suas vassouras e saem voando e transformando pessoas em animais.




 


Hoje em dia, entretanto, essas imagens de velha encarquilhada voando em vassouras, foram suavizadas. A sociedade está mais tolerante com religiões que não seja o cristianismo.

A existência das bruxas e seus feitiços enigmáticos, aparentemente, pertencem apenas ao imaginário das pessoas. Essa imagem surgiu em uma época predominada pelo medo, quando qualquer manifestação a esse respeito era perseguido pela igreja.

 

A feitiçaria é relatada desde o início da nossa era, sendo retratada como uma criatura na forma de uma coruja que era, na realidade, a forma descendente de certas mulheres que voavam de madrugada ávidas por carne e sangue humanos.

 

Os intelectuais, por sua vez, recusavam-se a acreditar na existência das bruxas, alegando que essa imagem não passava de um sonho ou pesadelo das pessoas.




 


Até o século XIII a igreja não condenava com tanta severidade essas crendices. Mas a partir do século XIV, o conceito de práticas mágicas, heresia e bruxarias se confundiram no conceito popular. Em geral, apenas as mulheres eram acusadas. A inquisição estava perseguindo violentamente judeus e muçulmanos. Acreditava-se que esses acreditavam em um Deus “Demônio”. Isso foi o que levou a igreja a acreditar que as bruxas eram adoradoras do Tinhoso. O que é bobagem, porque o Demônio (Satan, Tinho ou como queira chamar) era, na verdade, a criação da própria igreja para representar o mal.

 

O movimento de repressão à bruxaria iniciado na Idade Média intensificou-se no século XV para na metade do século XVI perder sua intensidade. No fim do século XVII, 63 bruxas haviam sido enforcadas.

As bruxas da Idade Média produziam uma pomada a base de unguento que possuía propriedades alucinógenas. Com o auxílio de uma vassoura elas introduziam essa pomada nas partes íntimas, que acentuava a eficácia e a rapidez das alucinações. Assim elas imaginavam poder voar.


Bruxa Lavadeira:A bruxa lavadeira é um mito popular das regiões galegas e portuguesa. Em Portugal, as bruxas andam pelas aldeias, vestidas de branco e com luzes nas mãos. Durante a noite elas pulam pelos telhados e transformam-se em patos ou gansos. Segundo a lenda, elas surgem em rios, lados ou qualquer curso de água onde possa ser ouvido o som de roupa sendo lavada e batida em pedras.




 


Bruxas de Salem:O medo de bruxaria em Salem, Massachusetts, começou quando uma escrava negra, chamada Tituba, contou histórias vudu a algumas amigas que, mais tarde, enquanto dormiam, tiveram pesadelos. Um médico foi chamado para examinar as escravas que falaram estar “embruxadas”.

 



O julgamento das Bruxas de Salem


O julgamento de Tituba e das outras escravas foi feita por um juiz colonial que acreditava em bruxaria e encarregou-se das acusações. O medo da bruxaria durou um ano e nesse tempo 20 pessoas, a maioria mulheres, foram acusadas e executadas por praticar a bruxaria.


 

O fato acima que ficou conhecido como As Bruxas de Salem ocorreu em uma noite de outubro de 1692.


Carro da Condeceira:É o carro das bruxas. O veículo é conduzido pelo Diabo e as bruxas vão dançando e faz verdadeiro barulho ao passar pelas aldeias. O carro das bruxas só é visto vagando de noite.


 

O documentário abaixo sobre esses seres enigmáticos é bem interessante e rico em detalhes. 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário