Aglomerando - Agregador de conteúdo

Hashima - A ilha fantasma japonesa


A Ilha Hashima é uma das 505 ilhas não habitadas da Província de Nagasaki, no Japão. A ilha fica aproximadamente 15 km de Nagasaki e foi habitada entre os anos 1887 e 1974. A ilha era uma das bases de extração de carvão. Hashima era parte de Takashima, mas desde 2005 ela é parte de Nagasaki, sendo administrada pela mesma. Os gigantescos prédios de concreto estão abandonados e em péssimo estado de conservação.


Em 1890, durante a industrialização japonesa, a Mitsubishi comprou a ilha com a finalidade de extrair carvão das minas submersas. Lá, foi construído o primeiro prédio de grandes proporções do Japão. Um bloco de apartamentos construídos em 1916 para abrigar o crescente número de trabalhadores. A população alcançou seu ápice em 1959 com 5259 moradores. Com a substituição do carvão pelo petróleo, em 1960, as minas de carvão começaram a ser fechadas por todo o país. A Mitsubishi anunciou oficialmente o fechamento da usina de carvão em 1974 e a cidade foi totalmente evacuada.




Mais de 20 anos após sua evacuação, em 1999, a cidade de Hashima foi reconectada à Nagasaki. Em 2008, uma ONG solicitou à UNESCO que a ilha se tornasse um dos Patrimônios da Humanidade. Um ano após isso, uma pequena parte da ilha foi restabelecida e aberta a visitação.