Aglomerando - Agregador de conteúdo

Mara Salvatrucha


Mara Salvatrucha, ou simplesmente MS-13, é uma gangue formada principalmente por salvadorenhos que atura nos Estados Unidos e América Central. Existem indícios que a MS-13 também possua ramificações no Canadá e na Espanha.


Brenda Paz, membro da MS-13 foi morta em 2003, aos 17 anos e grávida de 4 meses, após ter contado à polícia tudo o que sabia sobre a organização criminosa.


MS-13 enfrenta outras gangues na disputa de território, também são traficantes de drogas e armas, estelionatários, ladrões e assassinos. Seus membros se identificam pelos sinais MS que fazem com as mãos e pelas tatuagens pesadas (que inclui o símbolo MS-13) espalhadas pelo corpo, inclusiva na testa.



As ramificações centro-americanas se fortaleceram após a deportação maciça de integrantes da MS-13, que atuavam nos Estados Unidos. Muitos desses membros não tinham contato com seu País e família há séculos, desde que foram para os EUA. A gangue ganhou força rapidamente em El Salvador, tornando-se a maior e mais temida do país.




MS-13 é uma gangue que surgiu na década de 80 quando imigrantes fugitivos da guerra civil de El Salvador  se instalaram nas áreas de baixa renda de Los Angeles, a procura de moradia e emprego. Mas esses imigrantes não foram bem recebidos pela população local, especialmente pelas gangues já existentes no local e acabaram tornando-se vítimas dessas gangues.


Para se defender da hostilidade, os ex-guerrilheiros se juntaram e a gangue ficou conhecida como a mais violenta da região, substituindo rapidamente seus rivais. Ganharam território e pontos de venda de drogas, que fez a gangue crescer ainda mais.




Seu nome  vem de uma combinação que significa Bando (Mara) e Salvatrucha, termo utilizado para identificar pessoas vindas de El Salvador. O número 13 é uma homenagem a "Mexican Máfia", uma gangue de mexicanos nos presídios da Califórnia. E esse número também aparece na iniciação de novos membros da MS-13. 

 

INICIAÇÃO

 

A gangue tem rituais de iniciação, tanto para homens e mulheres: Os homens devem suportar 13 segundo de pancadas dadas pelos outros membros, ou ir ate um bairro “inimigo” e matar um dos membros da gangue rival. Mulheres também tem essas opções,mas também podem optar por fazer sexo com todos os membros masculinos da gangue. As mulheres uma vez aceitas tem, tanto a proteção da mara como a respeitar as decisões dos homens, e perderá automaticamente sua liberdade. O papel das mulheres na gangue aparentemente é de enfeitá-lo, mas não é, eles estão ativamente envolvidos nos rituais de iniciação e até mesmo vidas como custos. A organização da Mara Salvatrucha tem códigos muito violentos, incluindo os outros assassinos, da mesma forma, existem regras de morte. Há também o que é chamado de “regras de verificação”, “Não fale com o juramento” (polícia), os membros são obrigados a não fazer declarações à polícia se for pego.

 


 

Cada gangue tem suas regras de funcionamento. Apesar de sempre se referir à igualdade no grupo, pode ser mais ou menos hierárquica. Assim, os chefes são reconhecidos ao mesmo tempo demonstrando as qualidades que favorecem o grupo e negociar em nome de toda a gangue. O ritual de admissão permite reconhecer se o membro é capaz de cumprir o que o grupo requer.Para a mara é importante a força física, habilidade, tempo de reação, e estar preparado para Mara Salvatrucha. O chefe deve escolher um número de indivíduos que atacam os novos durante 13 segundo à espera de reconhecer se o novato pode se defender. 





Acompanhe esse documentário bem interessante sobre essa gangue salvadorenha e seus crimes.

 


 

Fontes: Xonei e Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário