Aglomerando - Agregador de conteúdo

Acontecimentos de uma Sexta-Feira 13

Será que existe fundamento para esse medo todo de uma sexta-feira 13 ou tudo não passa de um sentimental irracional? Sabia por que este dia é tão temido e confira abaixo a lista com alguns acontecimentos que marcaram a data. Decida você mesmo!



Quem tem medo?

Pelo visto muita gente! Nesta data, muitos optam em não fazer grandes negócios ou evitam até de sair de casa. Alguns hotéis não possuem o 13° andar e há companhias aéreas que aboliram a 13a. fileira dos aviões. Além disso, o 13 também é tido como azarado por muitos cristãos, já que este foi o número de convidados da última ceia de Cristo e o 13° apóstolo, Judas, foi quem o traiu. Existe até uma fobia para pessoas que temem a sexta-feira 13 e ela tem um nome pra lá de estranho: paraskavedekatriaphobia ou frigatriscaidecafobia. Os sintomas variam de leve ansiedade a ataques de pânico.

Alguns dias marcantes:

- 13 de janeiro de 1989: ataque de vírus de computador:
O vírus de computador chamado de Sexta-Feira 13 infectou centenas de computadores IBM no Reino Unido e afetou milhares de arquivos.

- 13 de abril de 2029: passagem de asteroide perigoso
Esta data, ainda no futuro, marcará a passagem do Asteróide 99942 Apophis próximo da Terra. Não há risco de impacto confirmado, mas é uma rocha espacial que merece ser acompanhada de perto.

- 13 de agosto de 1999: seria aniversário do mestre do suspense
O mestre do suspense, o cineasta inglês Alfred Hitchcock, estaria completando 100 anos neste dia. Quem nunca sentiu um frio na barriga ao assistir os seus filmes?

- 13 de outubro de 1972: acidente aéreo na Cordilheira dos Andes
Em uma sexta-feira 13, aconteceu a queda do avião da Força Aérea do Uruguai, no meio da Cordilheira dos Andes. Quarenta e cinco estavam a bordo, entre eles o time do país de rúgbi, e apenas 16 sobreviveram. Foram necessários 75 dias até que chegasse o resgate, e as pessoas tiveram que encarar temperaturas de 30 graus negativos.

- 13 de dezembro de 1968: AI-5 é decretado
Durante o Regime Militar no Brasil, o Ato Institucional Nº5 (AI-5), decretado em uma sexta-feira 13, foi motivo de traumas para muitas pessoas. Por meio dele, o presidente da República ganhava amplos poderes, como fechamento do Congresso e também suprimia liberdades civis.

- 13 de abril de 1970: acidente com a Apollo 13 no espaço
A Apollo 13, que já havia sido batizada com o número controverso, sofreu um acidente no espaço em uma sexta-feira 13. Neste dia, no mês de abril, ocorreu uma explosão na nave. Os tripulantes tiveram que racionar o oxigênio por quatro dias e a missão rumo à Lua foi abortada. Felizmente, todos voltaram são a salvos para casa.

- 13 de janeiro de 1939: um dos piores incêndios florestais da história

Uma tragédia abateu a Austrália em uma sexta-feira 13 no ano de 1939. Cerca de 20 mil quilômetros quadrados de florestas foram queimados, cidades acabaram destruídas e 71 pessoas morreram.

Fonte: History