Aglomerando - Agregador de conteúdo

Sexta-Feira 13


É sexta-feira 13 e nada mais propício, nessa data, que relembrar a origem do "dia do azar". A sexta-feira 13 é considerado, pela numerologia, como um número irregular, do infortúnio. A sexta é considerado um dia de azar por Jesus ter sido crucificado neste dia e juntando com o número azarado e irregular 13, a sexta-feira 13 é considerado o pior dos dias. Ainda segundo a numerologia, o número 12 é considerado o melhor e mais completo número: 12 meses do ano, 12 apóstolos, 12 tribos de Israel ou ainda as 12 constelações do Zodíaco. Os relatos de superstição referente à sexta-feita 13 são relatadas desde muitos séculos.


Há relatos de que na Mitologia Nórdica, que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, o deus da discórdia e espírito do mal, apareceu sem ser convidado e arrumou briga com Balder, o favorito entre os deuses. A briga terminou com a morte de Balder. Há quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar seja sinal de mal agouro: os jogos de copos, talheres e pratos vem todos com 12 itens de cada um. Talvez isso tenha fundamentos nessa lenda da Mitologia Nórdica.





Outra versão refere-se a Deusa do amor e da beleza, Friga. Segundo relatos, quando as tribos Nórdicas e Alemãs converteram-se ao cristianismo, transformaram Friga em Bruxa e isso a teria deixado com raiva. Como vingança, Friga passou a reunir-se, em uma sexta-feira, com outras 11 bruxas e um demônio. Os 13 ficavam rogando praga aos humanos.




São muitas as especulações sobre o azar da sexta-feira 13. Na verdade, são várias versões das duas histórias acima citadas. Todas envolvendo deus mitológicos e Jesus e seus apóstolos na Santa Ceia. Mas há algo que todos concordam: cruzar com gatos pretos numa sexta 13 é de muita má sorte. Dizem que o gato preto ataca as pessoas, arranhando-as com suas garras felinas.


Em 1980 foi lançado o primeiro filme da série Sexta-feira 13. Jason tornou-se, ao longo dos anos, a figura representativa da data. O 13º filme da série sexta-feira 13 será lançado dia 13 de março de 2015, sem coincidências, uma sexta feira 13. Então se você adora a série de filmes, aguarde que o próximo está a caminho!


4 comentários:

  1. Eu gosto da sexta feira 13 aqui em casa dizemos que é um dia de sorte hehe, curto as lendas nórdicas, a origem das sexta 13 pode ter vindo de vários lugares rsrs

    bjso

    ResponderExcluir
  2. Verdade, cada lugar conta seu próprio conto... mas no fundo todas as histórias tem algo em comum!

    ResponderExcluir
  3. Ei ei! Não sabia de nada disto :D
    Foi muito bom saber essa parte dos deuses, eu que adoro mitologia!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Pois é... nem eu. fiquei sabendo quando pesquisei para o post. Há muitas histórias interessantes que não ficamos sabendo.

    ResponderExcluir