Aglomerando - Agregador de conteúdo

Hiram Abiff - O ritual da ressurreição

A Lenda Hiram Abiff é um ritual maçônico de terceiro grau que surgiu como referência à construção do Templo de Salomão, quando o Rei Tiro, também chamado de Hirão, fez acordos comerciais com Salomão enviando para a Terra Santa ouro, prata, madeira de cipreste e cedro, pedreiros e o sábio Hiram Abiff. Ele era considerado o salvador dos Maçons e pregava o ritual de morte e ressurreição.







Durante a construção do Templo de Salomão, Hiram Abiff foi questionado por três vezes sobre esse ritual. Em duas delas negou-se revelar seus segredos. E em ambas as vezes acaba ferido. A terceira negativa veio pouco depois e dessa vez, seu segredo causou-lhe sua morte. Salomão decide investigar o que havia ocorrido e quando chega na tumba de Hiram Abiff, ele ressuscita.



Finalmente, então, meus irmãos, imitemos nosso Grande Mestre, Hirão-Abi, em sua conduta virtuosa, sua piedade genuína a Deus, em sua inflexível fidelidade ao que lhe está confiado, para que, como ele, possamos receber o severo tirano, a Morte, e recebê-lo como um gentil mensageiro enviado por nosso Supremo Grande Mestre, para nos transportar desta imperfeita para perfeita, gloriosa e celestial Loja lá em cima, em que o Supremo Arquiteto do Universo preside.



Lynn Perkins escreve:
Portanto, a Maçonaria ensina que a redenção e salvação são ambos o poder e a responsabilidade do maçom individual. Salvadores como Hirão-Abi pode me mostram o caminho, mas os homens precisam sempre seguir e demonstrar, cada um por si, seu poder de salvar a si mesmos.

Albert Mackey esclarece sobre a o ritual de Hiram Abiff:
...ensinar a imortalidade da alma. Esse ainda é o principal propósito do terceiro grau da Maçonaria. Esse é o escopo e objetivo do seu ritual. O Mestre maçom representa o homem, quando jovem, quando adulto, quando velho, e a vida que passa como sombras efêmeras, porém ressuscitado do túmulo da iniquidade, e despertado para uma outra e melhor existência. Por sua lenda e por todo seu ritual, é implícito que fomos redimidos da morte do pecado (...) o Mestre Maçom representa um homem salvo do túmulo da iniquidade, e ressuscitado para a fé da salvação.

Todos os rituais aceitos pela Maçonaria estão baseados na lenda do ritual de Hiram Abiff. A lenda possui toda a simbologia esotérica e toda a liturgia iniciática maçônica a envolve. Na lenda de Hiram Abiff surgem três assassinos que usam três elementos do canteiro de obra para ferir o mestre. São eles: a régua, o esquadro e o maço.



Os três elementos que mataram Hiram Abiff formam o símbolo da Maçonaria


Os dois primeiros a ferirem Hiram Abiff, que eram considerados traidores da Maçonaria

 


Sepultamento de Hiram Abiff

 


Templo de Salomão

2 comentários: