Aglomerando - Agregador de conteúdo

"Romeu e Julieta" Mexicano

Na mitologia mexicana, Popocátepetl foi um guerreiro que esteve apaixonado pela princesa Iztaccíhuatl. Conta a lenda que o pai de Izta era contra o relacionamento da filha com o guerreiro Popo e por isso o enviou a uma batalha, tendo a certeza de que ele não regressaria com vida. O que seria uma linda história de amor, transforma-se em uma trágica história.



Temendo que o guerreiro pudesse voltar com vida, o pai de Izta dá a má notícia de que seu amado morrera na guerra. A jovem e bela princesa fica muito triste e acaba falecendo de tristeza. Algum tempo depois, Popo regressa e se depara com seu grande amor já morta. Ele também não suporta o sofrimento de viver sem Izta e com ela em seus braços sobre até um templo e oferece a si mesmo e a sua amada aos Deuses.


Os Deuses aceitam sua oferenda e para conservá-los imortais e eternos, os transformam em montanhas, uma ao lado da outra. A montanha de Iztaccíhuatl foi chamada de "a mulher adormecida", pois seu perfil se assemelha a de uma mulher dormindo. Já Popocátepetl foi transformado em um vulcão que derrama labaredas de fogo, com uma raiva cega por ter perdido sua amada.

Montanha Iztaccíhuatl

 Popocátepetl (montanha superior da foto) e Iztaccíhuatl (montanha inferiror da foto)

Popocátepetl 


Se pararmos para pensar, a história de Izta e Popo se assemelha, em seu fim trágico e na separação do casal, com a História de Romeu e Julieta. Dizem ainda que o que levou o pai de Izta a enviar Popo a guerra era uma rixa que tinha com o guerreiro. Saiba mais sobre o Parque Nacional Iztaccíhuatl - Popocátepetl

2 comentários: