Área 51 é um dos nomes
atribuídos à área militar restrita no deserto de Nevada, próxima
ao Groom Lake, Estados Unidos.
É uma área tão secreta que o governo norte-americano só admitiu sua existência
oficial em 1994 e ainda com muitas restrições. É muito
provável que seja uma das bases de testes aéreos mais sigilosas. É considerado,
por exemplo, que o avião invisível ao radar, F-117, foi desenvolvido
nesta base. Alguns grupos que discutem fenômenos extranormais atribuem um
envolvimento da força militar americana com extraterrestres.
Nenhum desses argumentos foi confirmado nem negado, devido ao forte esquema de
sigilo militar.
A base militar de testes das forças armadas dos Estados
Unidos, popularmente chamada de Área 51, é uma das bases mais avançadas do
mundo, contendo um complexo subterrâneo e vários laboratórios de pesquisas. Com
a finalidade de desenvolver ou testar tecnologia para as Forças Armadas dos
Estados Unidos.
Os Mistérios
da Área 51
A placa diz: ÁREA 51 – CENTRO DE PESQUISAS ULTRA SECRETO – NÃO
ULTRAPASSE – OS INFRATORES DESAPARECERÃO SEM DEIXAR VESTÍGIOS.
É, parece que os caras não estão pra brincadeira… A chamada Área 51 é um dos
mistérios mais bem guardados pelo governo dos Estados Unidos. É uma área
militar de aproximadamente 1.550 km², no Condado de Lincoln, no deserto de
Nevada, próximo ao Lago Groom, nos Estados Unidos. Trata-se de um espaço tão
secreto que o governo americano somente admitiu sua existência na década de 90
e, assim mesmo, com inúmeras restrições. Você pode ter uma ótima visão dela
usando o Google Earth. Basta
digitar “Área 51″ no campo “Fly To” e o mapa faz o resto.
No que se refere à Área 51, é difícil separar a
realidade da ficção. O que realmente acontece nessa instalação? Por que o
governo americano reconheceu e negou alternativamente sua existência, até 1994?
Por que o espaço aéreo acima dela é tão restrito que mesmo aeronaves militares
são proibidas de voar ali? Cada pergunta tem dezenas de respostas diferentes.
Algumas são plausíveis, enquanto outras desafiam a credulidade, a tal
ponto que, se alguém lhe contasse, você iria querer se afastar daquela
pessoa. Alguns afirmam que aquilo que pode ser visto na superfície é somente
uma pequena parte da verdadeira instalação. Eles afirmam que os prédios da
superfície se assentam sobre o topo de uma gigantesca base subterrânea em forma
de labirinto.
Essa não é a única base secreta norte-americana, existem outras,
não declaradas pelo governo, que alega questões de segurança . Funcionários da
Área 51 assinam um juramento, concordando em manter tudo o que virem em
absoluto segredo. Os prédios não têm janelas, evitando que as pessoas vejam
qualquer coisa não relacionada às suas próprias tarefas. Quando uma aeronave
secreta é testada, oficiais ordenam que todos os funcionários não-envolvidos
permaneçam dentro do prédio, até que o teste termine e a aeronave retorne ao
seu hangar.
Pares de homens patrulham a região. Observadores os chamam de “cammo dudes”(tipos camuflados).
Eles dirigem em volta da área, vigiando todos que estejam próximos dos seus
limites. Suas instruções são evitar contato com intrusos, se possível, e agir
meramente como observadores e dissuadores. Se alguém parecer suspeito, os "cammo
dudes" ligam para o xerife local para que ele cuide do suspeito. Às vezes, os "cammo dudes" se confrontam com invasores, apreendendo filmes ou qualquer
aparelho de gravação de som ou imagem. Às vezes, helicópteros dão apoio
adicional. Os pilotos dão voos rasantes sobre os invasores para assustá-los
Extraterrestres
Muitos acreditam que os escombros da aeronave alienígena, que
teria caído em julho de 1947 na localidade de Roswell (Novo México,
EUA) foram enviados pelo governo, juntamente com o corpo de um ET, para a Área
51 para exames e estudo. Alguns vão mais longe, declarando que a instalação tem
níveis subterrâneos e secretos contendo depósitos cheios de tecnologia e
espécies alienígenas. Alguns contam que os extraterrestres estão no comando e
que o seu objetivo é criar um ser híbrido de humano-alienígena. Histórias
afirmam que os ET's forçam o governo a firmar acordos que sempre se revelam
ruins para nós, terrestres. De acordo com elas, o governo concordou em permitir
que os alienígenas abduzissem pessoas à vontade, realizassem experiências com
elas e até moessem essas pessoas, transformando-as numa pasta, que é usada como
alimento para eles.
Robert
Lazar
O físico americano que trabalhou por cinco meses na Área 51
declarou que o governo estava pesquisando nove discos voadores na base, e
tentava adaptar sua tecnologia a projetos terrestres, com o uso da chamada
engenharia reversa. Ele e sua mulher receberam ameaças de morte por causa das
declarações. Lazar até pensou que estivesse trabalhando com uma tecnologia
altamente sofisticada criada por humanos. Mas, quando entrou em um dos discos
voadores, convenceu-se de que se tratava de algo de outro mundo, “As naves que
examinei não possuíam juntas aparentes, nenhuma solda, parafusos ou rebites”,
disse Lazar. De acordo com seu relato, havia arcos e delicadas cadeiras de
apenas 30 cm de altura no interior dos veículos espaciais. Lazar teve acesso a
um memorando que confirmou suas suspeitas. Nele havia uma quantidade
impressionante de informações sobre os OVNIs, “inclusive fotografias de
autópsias de pequenos seres cinzas com grandes cabeças calvas”, declarou.
Segredo Mal Guardado
Em 2009,
um artigo no Los Angeles Times referiu-se á Área 51 como "a instituição
militar mais famosa do mundo e que oficialmente não existe". Desde a
fundação das instalações nos anos 50 do século XX - num armazém de artilharia
da Segunda Guerra Mundial a cerca de 130 quilómetros de las Vegas - a presença
da Área 51 foi possivelmente o segredo mais mal guardado da história do
secretismo. O local não consta dos mapas geológicos dos Estados Unidos da
América, e as imagens da área foram apagadas das imagens de satélite
governamentais mais recentes. A Força Aérea respondia às questões de civis
sobre a Área 51 negando a existência de instalações com esse nome, apesar de,
numa carta de 1998, os serviços terem admitido a existência de umas
"instalações operacionais perto do Lago Groom Dry" que levava a cabo
atividades confidenciais.
Não
obstante, artigos de jornais, como o publicado no United Press em 1995 que dava
conta da queda de um avião secreto na Área 51, há muito que davam conta da
existência desta base secreta. E ao longo dos anos, alguns descuidos deixaram
oficiais em posições bastante complicadas, tendo mesmo que anular confirmações
da existência da Área 51. Um artigo da Space Review conta que em 1974, por
exemplo, os astronautas que estavam na estação orbital, apontaram as suas
câmaras de forma inocente para o estado do Nevada e captaram imagens da base
(um memorando da CIA para o então diretor da agência, William Colby, descreve
os esforços para encobrir o sucedido).
Os
esforços para manter o secretismo da base tiveram um sucesso limitado. Um
despacho da Agência Noticiosa Cox no ano de 1980, aparentemente baseado numa
fuga de informação por parte de fontes da indústria aeroespacial, descrevia os
testes de bombardeamentos de teste com B2 no local. Outras manobras foram
registadas por observadores de aeronaves amadores que se concentram há vários
anos no perímetro da Área 51, passando o céu a pente fino com binóculos e juntando
várias peças que, gradualmente, se vão parecendo com um puzzle. Um artigo de
2005, publicado no Las Vegas Sun, traçou o perfil de Glenn Campbell, o líder de
um grupo de observadores chamados Interceptors, que contavam com a presença de
um construtor de modelos de aeronaves secretas à escala e um antigo engenheiro
que se dedicava à investigação na área da gravidade (uma atividade que se
atribuía há muito àquela zona).
Fotografias
tiradas por um satélite russo e publicadas na Internet no ano de 2000 confirmaram
o que observadores de aeronaves amadores, teorias da conspiração e perito em
OVNIs há muito asseguravam - que o local era composto por um complexo de
edifícios, um hangar gigante e uma pista onde eram realizados testes a
protótipos de aeronaves da próxima geração. Essas fotografias podem ser vistas
na Federação de Cientistas Americanos, algumas delas melhoradas em computador,
bem como uma análise detalhada. A federação conseguiu mesmo acompanhar alguns
melhoramentos feitos na Área 51, incluindo uma nova pista com 3,6 quilômetros de comprimento e mais de 40 metros de largura, aparentemente construída nos
anos 90 do século XX para substituir a antiga.
Para
além de testes a aeronaves experimentais dos Estados Unidos, a Força Aérea,
aparentemente, também testava aviões inimigos capturados na Área 51. Um artigo
da Associated Press de 1984, faz referência a um MiG-21 capturado da União
Soviética que se tinha despenhado nos arredores nesse mesmo ano, tirando a vida
ao general da Força Aérea que o pilotava.
Mas,
independentemente daquilo que se passe dentro da Área 51, as verdadeiras
atividades são com certeza muito pouco interessantes comparadas com os rumores
que correm. Como um artigo do New York Times de 1996 dava conta, alguns
especialistas em OVNIs sugeriam que o governo poderia estar a testar naves
espaciais extraterrestres naquela zona restrita. Os rumores que corriam na
Internet também asseguravam que os destroços da nave e os corpos de seres
extraterrestres recolhidos na alegada queda de um OVNI em Roswell, Novo México,
no ano de 1947 tinham sido levado para a Área 51 para análise. No final dos
anos 80 do século XX, um homem que garantia ser um antigo funcionário da Área
51 veio a público dizer que o exército estava a desenvolver uma aeronave movida
a antimatéria. O homem chegou mesmo a dar uma entrevista para um noticiário.
O estado
do Nevada chegou mesmo a batizar a estrada número 375 como autoestrada
extraterrestre, um chamariz para os turistas interessados neste tipo de fenômenos e que injetam muito dinheiro na economia local. A página
"oficial" da Área 51, mantida pelo gabinete de turismo de Las Vegas,
diz que há rumores que a Área 51 está a ser usada para a "criação de armas
de energia exótica, experiências de controlo meteorológico e, ainda mais interessante,
para o desenvolvimento de viagens no tempo e tecnologia de
teletransporte".
Fontes: Wikipédia, National Geographic e Você Sabia?