Aglomerando - Agregador de conteúdo

Um Lago Cheio de Bombas e Granadas

Vejam esta maravilhosa imagem do Lago de Thun, uma das joias dos cenários alpinos da Suíça! Ao fundo montanhas com mais de quatro mil metros de altura cobertas de neve. As águas puras e cristalinas são crispadas por antigos vapores. Às margens, vários castelos e chalés. Seguramente um cenário que poderia ter sido pintado por um mestre, se não fosse real. 


05


Quem poderia imaginar milhares de granadas, bombas e munição "dormindo" tranquilamente no fundo do lago? A história não é novidade, mas se transformou em grande notícia ao ser publicada recentemente no New York Times. Tanta beleza impressionou o jornalista John Tagliabue ao acompanhar um pescador. Porém, ao invés de tirar peixes, o que apareceu na rede foi uma granada de mão. 


O fato é que o Exército suíço jogou no lago várias toneladas de material de guerra após a II. Guerra Mundial. Eram armas que poderiam ser utilizadas contra os alemães, caso invadissem o país. Porém outros países também cometeram o mesmo crime ecológico: a neutra Suécia, por exemplo, se livrou de mais de 6.500 granadas até 1969 nos seus lagos; os EUA e a ex-União Soviética também encheram o Mar Báltico com 300 mil toneladas de munição, incluindo estoques de gás mostarda confiscados dos alemães.


313_1457-granadas

Na Suíça o problema já é discutido há muito tempo. Porém cientistas lembram os riscos de remover um material já coberto há anos por sedimentos. Na reportagem do NYT, o pescador apenas fala apenas do fenômeno cada vez mais comum de peixes com deformações. Porém ele se apressa em dizer que, na panela, o gosto é o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário